logo RCN

Casa Enxaimel é reaberta ao público no Museu Nacional de Imigração e Colonização

  • Foto: Divulgação -

A casa, construída em 1905 e transferida para o museu em 1979, foi reaberta após cinco anos fechada

A cerimônia de abertura da Casa Enxaimel do Museu Nacional de Imigração e Colonização ocorreu na tarde desta quinta-feira (3), com a presença do prefeito de Joinville Adriano Silva; do secretário de cultura e turismo, Guilherme Gassenferth; de vereadores; secretários municipais e de pessoas da comunidade que foram presenciar o momento em que a porta da casa localizada nos fundos do complexo do museu foi aberta novamente para que joinvilenses e turistas possam aprender mais sobre a história da cidade.

“Estamos devolvendo um patrimônio para Joinville. Essa casa foi construída em 1905, transportada para este espaço em 1979 e contou até com uma nova festa da cumeeira após ser remontada. Serviu como espaço expositivo do nosso museu por muitos anos e reabri-la depois de cinco anos fechada é um grande motivo de celebração”, destaca o secretário Guilherme Gassenferth.

“Todas as vezes em que venho aqui eu me projeto à vida das pessoas que quando chegaram em Joinville, de uma forma criativa, engenhosa e resiliente, construíram seu presente e deram a esta sociedade um futuro, mesmo estando em um local totalmente improvável. Aquela colônia se tornou uma das cidades mais fortes do país e para onde as pessoas continuam migrando em busca de trabalho”, afirma o prefeito.

O imóvel cuja arquitetura tornou-se símbolo da imigração germânica no Brasil é um dos espaços expositivos do museu e representa o modo de vida dos colonos entre o século XIX e XX no Sul do País. O projeto educativo tem como objetivo apresentar não só detalhes sobre a arquitetura enxaimel ou sobre as casas antigas, mas também sobre a forma de viver e de se relacionar da sociedade da época.

O local contempla painéis trilíngues (português, inglês e espanhol) com opção de audiodescrição e interatividade por meio de QR Code. O espaço também passou por higienização do imóvel e do acervo, pintura e manutenção, e recebeu uma obra de acessibilidade no rancho.

A Casa Enxaimel pode ser visitada no mesmo horário de funcionamento do Museu Nacional de Imigração e Colonização, de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita. Atualmente, o espaço expositivo “Saberes e Fazeres” também está aberto, com objetos utilizados na indústria rural como engenhos de cana-de-açúcar, farinha e erva mate. O casarão está temporariamente fechado para montagem da nova exposição de longa duração, “Miradas do Porvir”.

Agenda cultural para este final de semana em Joinville Anterior

Agenda cultural para este final de semana em Joinville

Participe da Consulta Pública: Projetos de Macrodrenagem para os Rios Jaguarão e Bucarein em Joinville Próximo

Participe da Consulta Pública: Projetos de Macrodrenagem para os Rios Jaguarão e Bucarein em Joinville

Deixe seu comentário